sexta-feira, 23 de março de 2012

TRABALHANDO COM PEDIDOS NA CONFECÇÃO DE ROUPAS


    Trabalhar desta forma é muito bom, afinal tudo já está vendido, só é preciso produzir. Mas um problema é comum em quase todas as fábricas, o prazo de entrega. Afinal o cumprimento dos prazos depende das referencias que chegam à expedição. Então se sua fábrica precisa produzir, por exemplo, 300 peças de cada 50 modelos de sua coleção, não adianta nada chegar um lote completo de apenas 4 ou 5 modelos se cada pedido de seu cliente necessita de muita variedade de modelos. Então é aí que mora o perigo! Os pedidos demoram em sair porque a variedade atrapalha a produção, cada modelo está sendo produzido com lote completo, vão ser produzidas 300 peças de cada modelo e até toda a coleção de 50 modelos ficar pronta, os pedidos ficam esperando. Veja se acompanha nos exemplos práticos abaixo:

Coleção = 50 modelos
Lotes de peças = 300 cada
Total = 15000 peças coleção completa de lotes
Tempo para produzir = 20 dias
Neste caso, todos os pedidos feitos ficam esperando até que todos os produtos estejam prontos, todos ficam dependentes uns dos outros. Isso atrasa tudo, os faturamentos demoram causando muitos outros problemas.


Coleção = 50 modelos
Lotes de peças (de acordo com pedidos do período) = 55 peças
Total = 2750 peças para pedidos do período
Tempo para produzir = 3,67 dias
Neste caso à medida que as poucas quantidades ficam prontas, dentro da variedade de modelos, os pedidos vão sendo faturados. Faz um pouco de cada um e libera determinada quantidade de pedidos na frente. O faturamento vai sendo feito durante todo o tempo de produção. Este procedimento é o ideal, os pedidos que foram entregues dentro do prazo dão oportunidade para serem vendidos e geram outros pedidos. O faturamento acontece com mais freqüência.

    O exemplo é claro, com menos de 4 dias é possível começar a enviar pedidos, não fica acumulado nem as entregas, nem o faturamento. Com a produção completa de lotes o cliente vai ter que esperar pelo menos 20 dias para receber, isso causa cancelamento de pedidos, e o faturamento acompanha esse prazo, os problemas podem ser enormes.
    A produção planejada com base nos pedidos que chegam à expedição é com certeza o caminho certo. Na prática isso implica mudanças na rotina de trabalho, com certeza vai afetar alguns aspectos da produção. É importante saber que para trabalhar assim a fábrica precisa de mais cortes. Fazer cortes com quantidades menores e variedade de modelos. Em vez de cortar 500 peças de 5 modelos, faça 2 cortes de 250 e tenha 10 modelos.
    

Nenhum comentário:

Porque a roupa da China é tão barata?

Porque as roupas são tão baratas na China?      Existem várias teorias sobre como a China consegue produzir roupas tão perfeitas e ao mesmo...