quinta-feira, 29 de março de 2012

CONTROLE TOTAL

Controlando custos para ganhar competitividade

   Com o controle dos custos decorrentes do processo produtivo e o planejamento financeiro eficiente de todas as atividades inerentes ao negócio, às empresas podem investir mais em criatividade e no aprimoramento da qualidade dos produtos, oferecendo condições para que sua área de vendas derrote seus concorrentes diretos, fidelize cada vez mais clientes e conquiste novos nichos de mercado. Três fatores são fundamentais para os bons resultados da empresa: controle total dos custos, planejamento financeiro e estratégia agressiva de vendas visando ampliar a participação no mercado.
Conhecer o mercado, sabendo como vender
Aprender quais os produtos tem maior demanda e porque certos modelos conquistam a preferência do consumidor e acabam vendendo mais do que outros.  Estabelecer bons contatos com os revendedores, procurando sempre consolidar uma relação comercial baseada na lealdade e na troca de experiências e de informações sobre o mercado.
Dominando os custos para negociar melhor

 
Uma grande vantagem das empresas que possuem uma estrutura de custos e preços de venda muito bem definidos em relação aos seus concorrentes, é que no momento de negociar uma venda, a área comercial e sua equipe de vendedores sabem com precisão, até onde podem chegar na hora de "fechar o negócio”. Eles se sentem mais seguros e confiantes, pois têm autonomia para conduzir uma negociação até o fim, sem que haja necessidade de consultas aos seus superiores, para negociar o preço final dos produtos e concretizar a venda. Saber negociar e fechar uma venda são uma habilidade que poucos dominam, mas pode ser adquirida ao longo dos anos, através da participação em cursos de capacitação. Isso só não é suficiente. É preciso monitorar sistematicamente o mercado onde a empresa atua. Atualmente o conhecimento e a informação são essenciais para o futuro das empresas podendo garantir o sucesso dos pequenos negócios.

Deve-se então definir uma estratégia para acompanhar os movimentos realizados pelos concorrentes e os impactos decorrentes dessa movimentação, junto ao cliente e na medida do possível procurar neutralizá-los imediatamente. É necessário acompanhar o lançamento de novos produtos, a qualidade do material, o design, a embalagem, prazo de entrega e as condições comerciais oferecidas. No entanto,  é preciso cautela e não se deixar influenciar pela tentação de superar a estratégia do concorrente a qualquer custo. 
Negociar prazos para evitar problemas

Aconselha-se que não devem ser oferecidos prazos de pagamentos muito extensos, pois isso compromete o fluxo de caixa da empresa e acaba empurrando o empresário à captação de recursos no mercado através da obtenção de financiamentos ou na utilização de cheques especiais. É fundamental considerar a possibilidade de que alguns clientes possam vir a ter dificuldades para efetuar o pagamento de suas compras e para isso, deve ser reservado algum recurso para suprir essa eventualidade.

Há no mercado financeiro, algumas alternativas atraentes de financiamento destinadas a alavancar o seu negócio, principalmente àquelas voltadas à compra de máquinas e equipamentos, automação industrial, informatização, ampliação da capacidade de produção, etc. Mas lembre-se: avalie cuidadosamente essas alternativas e principalmente o planejamento financeiro da empresa a médio e longo prazo e somente após essa análise decida-se pela obtenção do financiamento.

A perda de um bom cliente acaba consumindo mais recursos para recuperá-lo novamente. Procure identificar características relevantes no seu produto que possam justificar o preço praticado por você e valorize/ressalte essas características no momento de negociar com esse cliente. Reveja a estratégia de comercialização como um todo. Estude seus custos e verifique se há margem para reduções sem comprometer a qualidade dos produtos. Avalie a possibilidade de negociação com novos fornecedores de matéria-prima, como algo possível para encontrar novas alternativas de preço.
 Para conquistar novos clientes, principalmente os mais valorizados (aqueles que compram grandes volumes), é comum no mercado que a empresa abra mão de sua margem de lucro ou venda ao preço de custo. Estratégias como essa, exigem pleno domínio da estrutura de custo e principalmente o planejamento financeiro da empresa. O empresário não deve colocar em risco o futuro da empresa para conquistar esses clientes. Há outros nichos de mercados muito atrativos, que se bem trabalhados apresentam ótimos resultados financeiros, não exigindo grandes disputas e sim muita criatividade e competência. 
Produção verticalizada garante controle total 

Para controlar, detalhadamente, toda a fase da fabricação, o ideal é a produção verticalizada, descartando a terceirização de serviços, aprender e implantar o sistema de "Ficha Técnica", que permite o acompanhamento de todas as etapas do negócio, desde a criação do modelo de compra do tecido, fabricação, faturamento e entrega dos pedidos". Este sistema permite que se tenha o controle exato, em tempo real, do custo de cada peça produzida. Permite também que a empresa cumpra os prazos de entrega acordados com seus compradores, o que acaba diferenciando-a das concorrentes, já que boa parte das empresas tem dificuldades em honrar os compromissos assumidos, principalmente em relação a prazos de entrega.

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RENATA GOMES

renas27@yahoo.com.br

33 88330915





Um comentário:

Murilo Fernandes disse...

Renata, caso você tenha uma ficha tecnica pronta, seria possível você enviar ao meu e-mail?

murilofernster@gmail.com

Grato,
Murilo.

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