sábado, 26 de dezembro de 2009

Plano para fábrica de roupas

Apresentação
Foi-se o tempo em que usar moda era para poucos. Por causa da evolução dos tempos e variação dos materiais utilizados na confecção e pelo caimento perfeito, vestir moda é a paixão de todas as mulheres. Hoje, as roupas femininas ganharam sofisticação e status, graças a novos desenhos, modelagens, cores e tecidos. Além disso, conforme estudiosos, a roupa impressiona.
Mercado
A evolução dos materiais, aliada a uma mudança na mentalidade das pessoas que perceberam a importância da roupa como expressão de personalidade, colaboraram para a ampliação do mercado, viabilizando a criação de produtos específicos para cada tipo e gosto. A tendência do setor é de crescimento, beneficiando-se principalmente da tecnologia que torna os tempos muito mais modernos, as informações mais rápidas e a exigência de variação no vestuário uma necessidade.Conhecer e caracterizar quem são seus futuros clientes, o que e porquê compram, como e quando fazem suas compras e quais são suas tendências de consumo são avaliações essenciais para o sucesso desse negócio. Na vida, a gente sabe que é nas adversidades que surgem as oportunidades. Com as empresas não é diferente: a maioria das empresas bem sucedidas algum dia enfrentou a adversidade e adotou a mudança como alternativa de sobrevivência naquele momento, para hoje oferecer oportunidades e apresentar-se como ameaça ao concorrente.Boas dicas para alcançar seus objetivos quanto ao mercado são: lançar um olhar crítico sobre seu futuro negócio; analisá-lo do ponto de vista do consumidor e a partir daí definir o mercado a ser atingido. Você pode começar por identificar segmentos de mercado específicos nos quais você deseja atuar, para em seguida analisar a renda, idade, classe social dos futuros consumidores do produto que sua empresa irá "vender".
Estrutura
A estrutura básica contará com espaço de produção de pilotagem, apenas para desenvolvimento de coleções e modelagem.
Investimento
Investimento Inicial: Conforme a estrutura do empreendimento, o valor estimado, para o empreendedor iniciar esse tipo de negócio, pode ficar em torno de: R$ 15.000,00Capital de Giro: R$ 5.000,00Investimento em equipamentos e instalações: R$ 10.000,00Faturamento bruto mensal previsto: R$ 6.000,00Obs.: Os valores apresentados são indicativos e servem de base para o empresário decidir se vale a pena ou não aprofundar a análise do investimento. Nosso caso trata-se de produção terceirizada, então o gasto com equipamentos e instalações é muito menor.
Clientes
Os principais clientes das confecções de moda: mulheres (20-40 anos), adolescentes, classes A B.
O Produto
A idéia é um conceito novo de moda, com peças atuais baseadas nas novelas, moda de rua, clássicos e revistas, que por si já fazem propaganda. Roupas sofisticadas com preço acessível, que dê condições para a mulher renovar constantemente seu guarda-roupa, pois novidade é o que vale.
Linha de produtos
- vestido – calça – blusa- macacão – short – saia
Processo
A atividade da confecção engloba, basicamente, as seguintes etapas:- Modelagem;- Corte;- Costura;- Aviamento;- Acabamento;- Controle de qualidade;- Embalagem.
Alternativas de produção
A terceirização é um ponto controverso entre os fabricantes de roupas profissionais. Para alguns, ela é prejudicial à qualidade, para outros, dá agilidade à produção. Nestes casos, as peças são cortadas na fábrica e então enviadas para a oficina terceirizada que efetua as "costuras gerais". Na fase de acabamento, voltam para a fábrica, onde será finalizado o processo. Detalhes como bordados especiais também podem feitos fora. As vantagens observadas pelos empresários adeptos da idéia, são uma administração mais fácil, mas com uma atenção redobrada com a qualidade. Esta qualidade é resultado da observação na produção aliada a treinamentos constantes.
Matéria-prima
Aconselha-se a escolha cuidadosa dos tecidos, porque existem materiais alternativos que não oferecem qualidade. Nosso caso usaremos os tecidos mais atuais e comerciais, tais como:
· Viscolycra
· Popeline e strech
· Jersey
· Algodão plano
· Algodão fio 30
· Tafetá
· Cetim
Período de criação
A renovação acontece de 3 em 3 meses, ou seja com coleções outono /inverno, primavera/verão e alto verão que inclui festas.
Começando
Uma vez colocado em funcionamento o novo negócio, estabelece-se um novo desafio: a sua gestão competitiva, capaz de oferecer ao mercado os melhores produtos e serviços e assegurar o melhor retorno do capital empregado. Gerenciar o negócio significa colocar à prova o talento, o conhecimento e a experiência do empreendedor, dentro do mais elevado grau de profissionalismo.Administrar é o processo de planejamento, organização, liderança e controle do trabalho de todos que fazem parte direta ou indiretamente da empresa e o uso de todos os recursos organizacionais para que se atinjam os objetivos estabelecidos. Tais informações e formações podem ser adquiridas através de treinamentos, cursos e palestras tipo: Administração de Pequenas Negócios entre outros.
Divulgação
O ditado popular diz que "a propaganda é a alma do negócio", e realmente é, principalmente a feita boca-a-boca que traz aqueles clientes fiéis.Voltando à "alma do negócio", concluímos que para atingir o consumidor e garantir as vendas, você deve planejar o seu marketing. E como fazer isso ? Bem, a primeira sugestão é partir para uma análise da sua realidade: Identifique quais são os custos de seus serviços, adapte-os e busque a otimização de sua alocação. Mantenha seus consumidores motivados partindo para uma revisão da sua estrutura de comercialização avaliando, paralelamente, se essa estrutura atinge seu mercado-alvo com sucesso. Não perca de vista que o marketing deve ser contínuo e sistemático.Considere ainda que num plano de marketing é importante o conhecimento de elementos como preço, produto (serviço), ponto (localização) e promoção. Avaliar os desejos e necessidades de seus clientes ou usuários em relação a funções, finanças, facilidade, "feeling" (sensibilidade) e futuro.
Uma idéia é fazer encontros organizados intimamente para divulgação e venda das peças. Eventos com informação de moda, dicas de beleza,relacionamento, looks para festas e desfile. Trabalhar com delivery é uma tendência forte de mercado, já que provar roupa em casa é muito mais confortável que na loja, além de ser muito menos custoso que manter uma loja.
COLEÇÃO
55 PEÇAS DE MODELOS DIFERENTES SENDO:
· 15 blusas (composta, decotada, balada, básicas, festa)
· 5 calças (tradicional, moda, dia-a-dia)
· 3 shorts (praia, balada)
· 3 bermudas (social, moda)
· 4 saias ( longa, curta, moda)
· 6 macacões (festa, dia-a-dia)
· 4 macaquinhos(dia-a-dia, praia, moda)
· 10 vestidos(festa, moda, dia-a-dia, longo, curto)
· 5 Home wear ( roupas para ficar em casa com conforto)
Inicialmente a produção será de 500 peças, usando os tamanhos P M G, as cores serão 7 e as estampas serão 4 . Cada modelo de cor lisa será variado em 3 cores. Desta forma a coleção atinge mais pessoas de gostos e tamanhos diferentes

9 comentários:

Anônimo disse...

TUDO BEM!DEPOIS DE TER LIDO ESSE TEXTO.GOSTARIA DE SABER COMO A GENTEFAZ PRA INICIAR.POIS GOSTARIA DE MONTAR UMA FACÇÃO.NO CASO E VIAVEL RECEBER OS CORTES E MONTAR?E COMO INICIAR.

Elizandra disse...

Oi td bem? Gostaria de saber como funciona? Posso comprar estas peça de roupas? Obrigada

silvia disse...

Ola! Parabéns pelo texto.. foi o único da internet que foi direto ao ponto! Gostaria de te explorar mais um pouquinho e te fazer umas perguntinhas.. rs. Para iniciar uma confecção de moda feminina quais seriam as máquinas necessárias pra começar? E qual o espaço físico voce julga necessário para montar essa confecção? Quantas costureiras? Desculpa o abuso, mas desde já agradeço!

Star Uniformes disse...

olá,gostei muito dessas dicas,eu comprei tres maquinas,interlok,galoneira e reta,e gostaria de mais dicas como montar uma confecção e vender meus produtos
obrigada!!

lucia disse...

Olá achei muito interessante ,pois tenho uma confecção já montada a 11 anos onde terceirizo carrinhos de bebê, porém como enfrentamos uma crise no momento gostaria de trabalhar com uma confecção própria , mas não sei por onde começar. De inicio comecei a fazer um curso de corte e costura mais avançado, pois já tenho noção do básico, mas confesso que estou perdida , vale dizer que conto com cerca de 45 funcionários e ,com pelo menos 80 maquinas de costura , entre elas interloques transportes ,comuns , retas ,retas transportes duplos , cazeadeiras eletronicas , botoneiras.e outras se puder de alguma forma me ajudar .agradeço Lucia .

Anônimo disse...

Gostei muito do tópico.... Como vc citou ai no texto q pra começar temos q ter pelomenos 15 mil
Reais... Mas to achando q com custos de matéria prima... A empresa terceirizada e a loja... To achando q vou precisar de mais... Pode me informar onde faço esse investimento com esse capital ou pode recalcular por favor??? Brigado ótimo texto

Redator Kleber disse...

Obrigada por visitar meu blog! Esse valor refere-se a uma coleção pequena, com quantidade limitada apenas para iniciar os trabalhos. As variações e nicho de mercado podem afetar diretamente esse valor. Se quiser falar mais sobre isso pode me escrever ou ligar.
Renata Gomes
renas27@yahoo.com.br
33 88150933

Unknown disse...

Gostei das dicas, principalmente a de fazer uma reunião em casa para mostrar as peças.Estou começando a montar meu negócio,fazendo minhas peças de roupas e vou fazer uma reunião dessas na minha casa...obrigada!!!Priscila.




Celia Freitas disse...

Obrigado pelas dicas, me ajudaram muito,já fui produtora de catálogos de moda e tenho muito bom gosto para coordenar as peças, gostaria muito de montar uma confecção mas terceirizando a modelagem, corte e a costura,apenas criar as peças e vende-las em lojas, tenho chances de me dar bem??
Sua opinião será muito bem vinda, porque trabalho na área comercial, mas sou muito admirada pela forma que me visto, gostaria de usar este meu talento para criar.
Fico no aguardo de sua opinião.

Celia Freitas

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