É possível controlar e reduzir os custos da produção?
Custos são todos os gastos que ocorrem no processo produtivo e que tem como objetivo determinar os lucros, o controle das operações e a tomada de decisões. São classificados como:
Custos Variáveis (CV) São os custos onde os valores se alteram em função do volume produzido. - Matéria prima consumida - Horas extras de produção - Mão de obra direta Estes custos sempre apresentarão variação em função das quantidades produzidas.
Custos indiretos de fabricação (CIF) Esses custos necessitam de alguns cálculos para serem distribuídos aos diferentes produtos fabricados pela empresa, por serem de difícil mensuração são classificados como custos indiretos. *depreciação de equipamentos, *salários de supervisores de equipes, etc.
Custos fixos (CF) São os custos que não sofrem alteração de valor independente do volume de produção da empresa. Os exemplos abaixo mantem seus valores fixos independente se a empresa produziu 5000 ou 10000 peças em um determinado período. *aluguel, *iptu, *seguro, etc. Normalmente os custos fixos são alocados aos produtos por meio de cálculos( rateios), pois a maioria dos custos são indiretos.
É importante reduzir custos para ser mais:. Ser mais competitivo, ser mais eficiente, se manter no mercado, aumentar a lucratividade e rentabilidade.
O primeiro passo é conhecer os custos!
A partir do momento que o
produtor identifica todos os
itens que compõem seu custo
de produção ele visualiza
quais são os valores mais
representativos e pode
estudar formas de reduzi-los. Todos os custos devem ser elencados e o ideal
é manter um histórico para que seja possível
fazer uma análise comparativa. E lembre-se, o
controle de custos de produção sempre deve
ser realizado, independentemente do tamanho
da produção. O exercício de apuração dos custos não deve ocorrer somente no
tabelamento de preços ou em períodos de acirrada concorrência.
Deve acontecer de modo contínuo, permitindo tomadas de decisões
eficazes. Obter informações precisas sobre os
custos por unidade auxilia para a tomada
de decisões de marketing como a
determinação do preço de vendas do
produto, enfrentar os concorrentes,
ofertas de preços e análise da
rentabilidade da empresa. Gostou desse assunto? Quer ter acesso as fichas técnicas pra usar em sua empresa? Entre em contato pelo whatsapp: 33 988150933 (Renata Gomes)
Nenhum comentário:
Postar um comentário