quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Formação de células de fabricação na confecção de roupas

 Neste texto você vai encontrar ajuda para entender a a importância de planejar, viabilizar o arranjo físico das suas máquinas e equipamentos segundo a metodologia de formação de células de fabricação. Aqui você encontrará uma metodologia direcionada para a análise de viabilidade, priorização dos produtos ou famílias de produtos e arquitetura de organização dos centros de fabricação, que atendam aos requisitos adequados a formação de células de fabricação. O arranjo físico  em células  tem os centros de fabricação agrupados de forma sequencial e permite fabricar produtos ou componentes que tenham tempos de operação e fluxos semelhantes.
Conceito de células de fabricação: No arranjo físico de células, os centros de fabricação são agrupados de forma sequencial permitindo fabricar produtos ou componentes que tenham tempos de operação e fluxos de fabricação semelhantes.
    Nas pequenas empresas industriais, as atividades são iniciadas sem muita preocupação com o arranjo físico dos seus centros de fabricação. Desta forma conhecemos como arranjo livre ou aleatório. Com o crescimento ou manutenção dos negócios, estas empresas sentem necessidade de terem um melhor controle das suas operações. então começam a organizar a localização dos centros de fabricação, fazendo um agrupamento de acordo com o tipo de atividade e função. Desta forma o arranjo físico passa a ser funcional ou departamental. Este modelo é comum nas empresas com muitos equipamentos e máquinas.
     Atualmente com a maior competitividade do mercado, estas empresas estão buscando aumentar a produtividade final nos seus fluxos de fabricação, reduzindo os custos operacionais e garantindo prazos de entrega confiáveis e mais curtos. Neste momento, observa-se nos arranjos físicos aleatórios ou funcionais, uma movimentação demorada entre os centros de fabricação. E os tempos de espera entre estes centros de fabricação ou tempo para percorrer os caminhos mais longos entre estes mesmos centros de fabricação fazem a produtividade final cair muito.
    A proposta  é avaliar a viabilidade de aproximar ou reorganizar os centros de fabricação nas suas posições dentro dos setores de fabricação.
    Considerações para implantação de células de fabricação

  1. os centros de fabricação precisam ser agrupados de forma sequencial e permitindo fabricar produtos ou componentes que tenham tempos de operação e fluxos de fabricação semelhantes.
  2. sempre que possível posicionar os centros de fabricação em forma de "U". Esta formação permite racionalizar o espaço físico, facilitar o fluxo de fabricação e uma melhor comunicação e integração entre os colaboradores desta célula.
  3. na impossibilidade de adotar a forma "U", use a forma "V", "L" ou em linha.
  4. considere no projeto de célula de fabricação o posicionamento adequado para os recipientes de materiais utilizados nas operações de cada centro de fabricação. A reposição dos materiais nestes recipientes pode ser realizada pelo colaborador que tiver maior produtividade da célula, uma vez que haverá tempo ocioso no seu centro de fabricação.
  5. quando a produtividade dos centros de fabricação tiver desempenho igual ou muito próximo uma da outra, deve-se destacar um colaborador de outro setor ou função para fazer as reposições dos materiais na célula de fabricação considerada.

 

Nenhum comentário:

Porque a roupa da China é tão barata?

Porque as roupas são tão baratas na China?      Existem várias teorias sobre como a China consegue produzir roupas tão perfeitas e ao mesmo...