terça-feira, 23 de novembro de 2010

Cronometragem e Cronoanálise

CRONOMETRAGEM E CRONOANALISE NA INDÚSTRIA DE ROUPAS

O que é tempo padrão?

É o tempo necessário para executar uma operação de acordo com um sistema estabelecido, em situação planejada por orientador e costureira(o) apto e treinado, trabalhando em ritmo normal, durante todas as horas do serviço combinado.

“Sempre antes de começar a medir o tempo padrão devemos estabelecer o jeito como a peça será confeccionada, também conhecido com método padrão.”

Para que estudar os tempos de confecção da roupa?

Medir e estudar o tempo gasto na confecção de uma peça é importante para o planejamento e programação dos trabalhos, além de permitir estabelecer o preço de custo da peça e futuros orçamentos. Também com o tempo podemos estabelecer o uso eficiente das máquinas e o número de pessoas necessárias para operá-las controlando assim a capacidade de produção e os custos.

Equipamentos usados: Cronômetro ou Relógio digital, folha de anotações, prancheta.

PROCEDIMENTOS DA CRONOMETRAGEM

  1. Observar e anotar as informações sobre as costuras a serem feitas, sobre o costureiro (a) e as condições que podem influenciar na execução da peça.

“Ao escolher a pessoa que irá confeccionar a peça para calculo do tempo padrão, devemos observar o nível de desempenho e eficiência do mesmo (ritmo).”

  1. Dividir a confecção da peça em operações e descrevê-las
  2. Separar em operações regulares e irregulares
  3. Observar e anotar as operações estranhas
  4. Registrar o tempo gasto pelo operador
  5. Registrar o tempo das operações descritas
  6. Circular tempo alto/baixo demais comparado com os demais

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO OU RITMO DO OPERADOR

Existem cálculos que podemos fazer para definir o ritmo de cada operador, mas prefiro usar um que sinto ser o mais simples. A observação é a melhor forma de analisar o desempenho, ao longo do trabalho o técnico pode fazer anotações de ritmo, por exemplo: um modelo executado por todos os operadores, cada um fará em tempo diferente se houver diferença de desempenho. Então pegamos o menor tempo e o tomamos por 100% e os outros serão com porcentagem proporcional ao tempo gasto. Veja o exemplo:

Camiseta malha promocional executada por 4 operadores:

  1. Maricota= 12 minutos
  2. Josefa= 17 minutos
  3. Malaquias= 9 minutos
  4. Consuelita= 14 minutos

O menor tempo foi o de Malaquias (9’) sendo ela de ritmo 100%

Então Josefa será 53%

Maricota será 75%

Consuelita será 64%

(veja quadro)

Agora é hora de determinar o tempo normal que é: RT x TM= TN

RT: ritmo

TM: Tempo médio dos elementos

TN: Tempo normal

Depois de medidos e calculados os tempos, ainda temos que observar as concessões ou tolerâncias como no quadro abaixo.

(veja quadro)

Concessão é a soma do esforço físico e mental com a tolerância pessoal (4% a 5%) que acrescentamos no tempo normal, que resulta no tempo padrão (TP).

Considerações Finais

  1. Escolha um operador de ritmo médio (60 a 70%)
  2. Quando for modelo muito complexo é preciso que o operador faça uma peça primeiro para saber dos processos.
  3. O ideal para medir o tempo é confeccionar pelo menos 5 peças de uma vez.
  4. Nas medidas de tempo os processos muito /pouco demorados devem ser analisados para exclusão ou não dependendo da situação.
  5. Sempre converse com o operador sobre formas de confecção que gastam menos tempo, cada um tem sempre um jeitinho para terminar mais rápido.
  6. Cuidado com o excesso de zelo de alguns operadores.
QUEM QUISER UMA PLANILHA DE CRONOMETRAGEM SIMPLIFICADA PODE ME MANDAR UM EMAIL QUE ENVIO GRATUITAMENTE!

125 comentários:

Anônimo disse...

Achei muito interessante a demonstração de como medir corretamente o tempo de produção.
Desejo receber esta planilha para melhorar meus estudos.
nk166_nk166@hotmail.com
Carol Santos

Unknown disse...

OLA! ACHEI BEM INTERESSANTE SEU BLOG, FAÇO FACÇÃO E GOSTARIA DE RECEBER ESTA PLANILHA DE FORMAÇÃO DE PREÇOS. DESDE JA MUITO OBRIGADOOOOO! ctbafaccao@gmail.com

Arte da Sharine disse...

Oi...
Adorei seu blog...
Acho muito legal pessoas como vc que se interessam em ajudar iniciantes expondo tudo que sabe...
Eu gostaria sim de receber as planilhas...
sharine.net@gmail.com
Brigadão...

Arte da Sharine disse...

Oiii...
Adorei seu blog...
Acho muito legal quem se interessa em ensinar aos iniciantes tudo que sabe como vc faz...
Quero agradecer todas dicas...
Gostaria de receber as planilhas...
sharine.net@gmail.com

bjsss

Obrigadaaa...

MGF disse...

Gostaria de receber a planilha de calculo no email mgfcollections@ig.com.br
Grata
Marly

Juliana disse...

qual é seu email?

Hélio René Lopes da Rocha disse...

Olá, tenho interesse em receber as planilhas citadas neste post. Qual é o procedimento para solicitar?
Grato!
Hélio Rocha

MZCASEADOS disse...

too te seguindo me segue?

Walney Moreira Klein disse...

ola teria como me enviar esta planilha de cronometragem ?
vc teria uma de ficha técnica também com as operações e materias primas consumidas pelo produto ?

abraços
adorei o blog vou acompanhar
parabens

Anônimo disse...

Olá.
Gostaria de receber uma planilha de cronometragem. Achei interessante.
Obrigada

anemichelon@hotmail.com

Anônimo disse...

por favor me manda por email esssa planilha;
emanuella.manoel@hotmail.com

adelson luiz zamo disse...

Boa noite poderia mandar uma planilha pelo email agrozamo@hotmail.com
Parabens pelo artigo.

Anônimo disse...

gostaria de ima planilha de cronometragem,obgda. rfpncarvalho@pop.com.br

marta disse...

MUITO BOM O BLOG. GOSTARIA DE RECEBER A PLANILHA. emxconfeccoes@gmail.com. obrigada!

marta disse...

MUITO BOM O BLOG. GOSTARIA DE RECEBER A PLANILHA. emxconfeccoes2gmail.com. obrigada

Fofuras da Déia disse...

OLá, achei bem legal a demonstração.
Gostaria sim de receber esta planilha.
Andreiagracci@gmail.com

rogeri disse...

Gostei,entrei para o ramo a pouco tempo e gostaria que me mandasse a planilha por favor,desde ja agradeço!!

rogeri disse...

Gostei,e gostaria de recebeer a planilha,desde ja agradeço!!muitto obrigado!!

Anônimo disse...

Olá boa noite, muito bom seu post! Até agora o mais objetivo que já achei. Parabéns!
Gostaria de receber a planilha citada.
nanda.lilla@hotmail.com

Fluxo Confecções disse...

Parabéns pelo blog, gostaria de analisar sua planilha, Obrigado.
fluxo@dminas.net

Fluxo Confecções disse...

Parabéns pelo blog, gostaria de analisar sua planilha, Obrigado.
fluxo@dminas.net

Dujj disse...

Gostaria de receber as planilhas de tempo, trabalho nesta area de confecção de capacetes e isso irá me ajudar muito. E-mail carlosedu.f@gmail.com

Desde já agradeço!!

Anônimo disse...

Olá, trabalho no PCP de uma indústria de confecção, gostaria muito de receber sua planilha!!rob_mattos@hotmail.com

andrea disse...

olá, muito legal seu blog, poderia
me enviar sua planilha,email
borgesandrea@ig.com.br
obrigado.

andrea disse...

olá, muito legal seu blog, poderia
me enviar sua planilha,email
borgesandrea@ig.com.br
obrigado.

Daniela Farias disse...

Adorei o blog, estou começando como estagiaria em uma confecção e ele tem me ajudado bastante e queria uma planilha sim! Obrigada
danielafarias1@hotmail.com

Daniela Farias disse...

queria muito essa planilha!
danielafarias1@hotmail.com

beth disse...

oi tambem quero essa planilha de cronometragem tenho uma facção de roupas de grife e isso poderia me ajudar muito para passar uma data certa para entrega das mesmas meu8 email e elizabethcastrosantos@yahoo.com.br

beth disse...

quero essa planilha de tempo meu email é elizabethcastrosantos@yahoo.com.br obrigada

Anônimo disse...

Gostaria muito de receber essa planilha. Me envie por favor. Meu e-mail é agenor0709@yahoo.com.br

Anônimo disse...

adoraria receber essa planilha, to precisando muito, se vc poder me mandar ta aew eu email
adriano_oliveira25@hotmail.com
valeu

barbara disse...

ME MANDE A APOSTILA POR FAVOR POIS TRABALHO NA AREA.solimar.xavier@yahoo.com.br

Anônimo disse...

gostaria de receber a planilha de cronometragem ligyalinda@gmail.com

Vladimir Sampaio disse...

Olá, gostei do método, e gostaria de estar recebendo sua planilha. Desde já agradeço.

Vladimir Sampaio disse...

Olá, gostei do método, e gostaria de estar recebendo sua planilha. Desde já agradeço.

Vladimir Sampaio disse...

Olá, gostei do método, e gostaria de estar recebendo sua planilha. Desde já agradeço.

Vladimir Sampaio disse...

Olá, gostei do método, e gostaria de estar recebendo sua planilha. Desde já agradeço.

e-mail: Vladimir.sampaio.pais@gmail.com

Anônimo disse...

Adoro esse tipo iniciativa! Parabéns pelo o novo conceito de roupas. Moda, proteção e
bem estar!!
Por favor me manda um catálogo com as coleções.
anacris.123@live.com

Anônimo disse...

Adoro esse tipo iniciativa! Parabéns pelo o novo conceito de roupas. Moda, proteção e
bem estar!!
Por favor me manda um catálogo com as coleções.
anacris.123@live.com

Anônimo disse...

Boa tarde, meu nome é Marcello, trabalho na área de confecção de jeans e camisaria, gostaria muito de receber suas planilhas.

Grato,


Marcello
novoshabitos@hotmail.com

Ana Paula Silveira disse...

Olá, bom dia. Gostaria de receber as suas planilhas. Favor enviar para o email: aninha_2409@hotmail.com

Desde já, agradeço.

Futebol Magico WE 10 disse...

Auricélio Farias.

Email: auricelio.f@hotmail.com

fábrica de roupas, confecções, moda disse...

Oi pessoal! Para receber a planilha preciso que sigam o blog,e me enviem email informando área de atuação. renas27@yahoo.com.br.

Maria Inês disse...

ACHEI MTO INTERESSANTE COMO MEDIR O TEMPO DE PRODUÇÃO. DESEJO RECEBER A PLANILHA PARA INTRODUZIR NA MINHA MICRO FACÇÃO. SE DISPUSER DE OUTROS CONTROLES, AGRADEÇO SE FOR POSSIVEL ENVIAR-ME.
seni.airam@hotmail.com
Maria Inês

Dani Pessoa disse...

Ola, muito bom seu blog, parabens, Gostaria de receber a planilha de cronometragem e cronoanalise por favor. Obrigada.
meu email: daniella.pessoa@gmail.com

XMedicX disse...

Olá Estou gerenciando uma empresa de Confecção de Produtos para Linha Praia, tem como vc mandar a planilha pra mim?? tavinho80@terra.com.br

Obrigado...

XMedicX disse...

Olá
Muito 10 o seu blog...
Eu gostaria receber as planilhas..
Muito Obrigado
tavinho80@terra.com.br

Dárcio Souza disse...

Olá, Gostaria de receber a planilha de cronometragem> Obrigado! Abraços.

meu email: darcioandrey@hotmail.com

Anônimo disse...

olaa..
tbm quero a planilha!!!
isaferraz23@yahoo.com.br
obrigadaa

rosy disse...

amei as informação e gostaria muito de receber a planilha, trabalho no ramo de confecção e essa informação seria um presente na minha aria. obrigado

rosymerelopes@gmai.com

rosy disse...

oi minha linda estou amando seu blogger ele estar me ajudando muito. gostaria de receber a PLANILHA DE CRONOMETRAGEM SIMPLIFICADA. muito obrigado por te mandando o email

rosy disse...

1oi minha linda estou amando seu blogger ele estar me ajudando muito. gostaria de receber a PLANILHA DE CRONOMETRAGEM SIMPLIFICADA. muito obrigado por te mandando o email

Ana Cristina disse...

Gostei dessa forma de cronometragem,eu também não sabia como calcular o preço de custo de mão de obra de uma roupa para mandar pra facção, e vc m ajudou bastante.Então manda pra mim também essa planilha pra melhorar meus estudos também, e se vc tiver alguma planilha ou algo para mim ser mais precisa no custo de peças pra facção me manda também.Muito obrigada.
anacristina748@hotmail.com

Ana Cristina disse...

gostaria de receber essa planilha e a de custos gerais também.
anacristina748@hotmail.com

Guilgerme disse...

Ola sou administrador de um pequena Facção gostaria de receber uma planilha de cronometragem e uma apostila com orientções como controlar melhor uma Facção.Ja agradeço Obrigado
meu email percispapine@hotmail.com

Anônimo disse...

Trabalho com consultoria e a síntese foi realmente interessante. Se puderes me ajudar me enviando a planilha, irá me ajudar muito. Obrigado

Anny Matsu disse...

ola teria como me enviar esta planilha de cronometragem ?
annymatsu@hotmail.com

Anny Matsu disse...

ola teria como me enviar esta planilha de cronometragem ?
annymatsu@hotmail.com

Anny Matsu disse...

ola teria como me enviar esta planilha de cronometragem ?
annymatsu@hotmail.com

Anônimo disse...

Boa Tarde,

Achei muito bom o conteúdo.
Teria como você me enviar a planilha.
Trabalha na produção de uma média confecção.
Abraço

le_gambs@hotmail.com

Anônimo disse...

Boa Tarde,
Achei muito interessante a materia.
Teria como você me encaminhar a planilha.
Trabalho na produção de uma média confecção.
Abraço
le_gambs@hotmail.com

Att. Leandro

Na Parada disse...

Olá, bom dia, gostaria de receber a planilha de tempo, obrigado frederico.alves@live.com

Na Parada disse...

Olá, bom dia, gostaria de receber a planilha de tempo, obrigado frederico.alves@live.com

Anônimo disse...

Gostei muito, achei bastante interessante. Gostaria de receber essa planilha. Desde já, agradeço. thiagobrentano@bol.com.br

Unknown disse...

Bom meu e-mail é tatyanebholiveira@gmail.com gostei muito da dica estou trabalhando em uma confecção e queria muito receber a planilha para fazer o custo da peça e a planilha para controlar a produção. Acho que vai ser muito útil pra mim no futuro e adorei a sua ideia, mesmo por que tenho a intenção de ter a minha própria confecção...
bjos

Unknown disse...

Muito interessante seus cálculos. Gostaria de receber algumas planilhas relacionadas ao assunto.
deco.kido@msn.com

Unknown disse...

Boa noite,
Muito legal seu blog. Gostaria de receber algumas planilhas relacionadas a produção.
deco.kido@msn.com
deco.kido@gmail.com

Claudia Perciano disse...

Boa Tarde! Adorei seu blog.Gostaria de receber planilhas relacionadas a produção.

claudiaperciano@gmail.com

alessandro disse...

boa noite sou encarregado de corte e costura e gerente de produção de fabrica de roupa gostaria de resceber sua planilia obrigado desde ja meu endereço...........sandromigli@hotmail.com

Anônimo disse...

gostaria de resceber sua oalnilha boa noite

Roberta disse...

ADOREI!!!! muito bom... gostaria de receber as planilhas.
robertacjm@yahoo.com.br

Anônimo disse...

gostaria muito dessa planilhia meu email(arpl88@hotmail.com)

valdir disse...

Ola,gostei das formulas usadas de tempo,
Peço a gentileza de receber a planilha de tempo de produção!
Grato
valdir de oliveira
valdir88@yahoo.com.br

valdir disse...

bom dia,gostaria de estar recebendo a planilha de tempo de produção
grato
valdir88@yahoo.com.br

Midian disse...


Boa Tarde,gostaria de receber a planilha.


Atenciosamente
midian@revoluz.com.br

Lô disse...

Muito bom! Gostaria de receber as planilhas. lopmartins@hotmail.com
Desde já agradeço!
Lorena.

Nilo disse...

Gostaria de Receber esta planilha que me parece ser muito interessante.
Faço facção e desenvolvi minha propria planilha mas gostaria de receber esta.
niloazevedo@yahoo.com.br
Nilo

Nilo disse...

Gostaria de receber esta planilha de produção.
niloazevedo@yahoo.com.br
Nilo

Alcir disse...

Por gentiliza quero receber este email sugerido.
Tenho Facção em Corupá Santa Catarina alcirkl@gmail.com

Alcir disse...

Gostaria de receber planilhas alcirkk1@gmail.com

Anônimo disse...

achei muito interessante e muito profissional , gostaria de receber a planilha e contato para poder-mos conversar sobre consultoria na minha empresa.
mar.bravo@oi.com.br

Unknown disse...

Bem simplificada a forma como vc explicou, ficou bem fácil de entender. Estou fazendo um artigo sobre estudos de tempos e movimentos na empresa de confecção de roupas, se puder me mandar a sua planilha para eu estar juntando com meus materiais ficarei grata.
Meu e mail é dessa_2802@hotmail.com
Obrigado :)

Unknown disse...

Gostaria de receber a sua planilha completa, trabalho com camiseta básica e modinha.

soelipinheirocabral@gmail.com

Obrigada. Soeli.

Unknown disse...

ADOREI SUA POSTAGEM e desejo receber esta planilha para uso pessoal.
Meu email: paquino.adm@gmail.com

Anônimo disse...

Bom dia.
Ótimo material. Se ainda estiver disponível, gostaria que me enviasse a planilha. izaias1971@hotmail.com
Att

Anônimo disse...

Bom Dia,
Gostaria de receber a planilha.
deh_bonfim@hotmail.com

Obrigada!

Claudia disse...

eu preciso de uma planilha urgente de cronometagem de produção, financeiro.together@hotmail.com

Unknown disse...

Ola teria como me enviar essa planilha de cronometragem.
carvalhosthiago@hotmail.com

Unknown disse...

Poderia me enviar essa planilha também. obrigado
carvalhosthiago@hotmail.com

Anônimo disse...

Eu tambem gostaria de receber a planilha se for possivel.
Grato
Rafael OLiveira

Anônimo disse...

Gostei da matéria e gostaria da planilha....
Abraço
fabroq@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Olá, gostaria de receber suas planilhas por e-mail:
rejanebertolini@yahoo.com.br
Desde já agradeço,
Rejane.

Anônimo disse...

Olá, muita boa esta matéria. Sou administradora de um pequena Facção gostaria de receber uma planilha de cronometragem e uma apostila com orientações de como controlar melhor minha produção . desde já agradeço.
Obrigado,
Rejane
rejanebertolini@yahoo.com.br

Eli Real disse...

Olá, Gostaria de receber as planilhas
elianagr1@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá,

ótima matéria. Gostaria de receber a planilha de cronometragem.
Grata,
rjn.ribeiro@gmail.com

Anônimo disse...

Olá,

ótima matéria. Gostaria de receber a planilha de cronometragem.
Grata,
rjn.ribeiro@gmail.com

miss chic atacado disse...

não cosegui ver os quadros que estão indicados no meio do texto .
meu email senda estiver enviando a planilha natialves2222@hotmail.com

Unknown disse...

Olá, muita boa esta matéria. Sou administradora de um pequena Facção gostaria de receber uma planilha de cronometragem e uma apostila com orientações de como controlar melhor minha produção agradeço.jeanealmeida24@hotmail.com

Unknown disse...

Bom dia, gostei muito das explicações e gostaria dessa planilha, você poderia me mandar ?

email;critianoaraujo97@hotmail.com

Unknown disse...

Bom dia, gostei muito das explicações e gostaria da planilha.

Obrigado!!!!!

Email; cristianoaraujo97@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi gostaria de receber a planilha email: shirlley_99@Hotmail.com

Anônimo disse...

Oi gostaria de receber a planilha email: shirlley_99@Hotmail.com '

Anônimo disse...

Oi gostaria de receber a planilha email: shirlley_99@Hotmail.com

Érika disse...

Olá, por favor, gostaria de receber a planilha. eng.erika@hotmail.com
Obrigada!

Anônimo disse...

Olá, por favor, gostaria de receber a planilha. eng.erika@hotmail.com
Obrigada!

Regi disse...

Olá! Gostaria de receber a planilha
rregiane.wippel@gmail.com
Agradeço desde já!

Anônimo disse...

Bom dia,
Gostaria de receber a planilha! Parabéns pelo blog
rregiane.wippel@gmail.com
Muito obrigada

Anônimo disse...

Olá, poderia me enviar a planilha? meu email é jesicastabile@gmail.com.

Obrigada

Claudia disse...

Oi, Bom dia!
Gostaria de receber a planilha! Adorei seu blog. Parabéns!!!
claudiaperciano@gmail.com
Muito obrigada

Anônimo disse...

hugo@mouraduarte.com.br

Cleber disse...

Bom dia!
Boas dicas. Gostaria de receber a planilha.
abec.rh@gmail.com

Obrigado.

Anônimo disse...

Bom dia!
Boas dicas. Gostaria de receber a planilha.
abec.rh@gmail.com

Obrigado.

Eli disse...

Gostaria de receber:
eli_ruthes@hotmail.com

Eli disse...

Gostaria de receber:
eli_ruthes@hotmail.com

Unknown disse...

boa tarde amei as dica gostaria de receber as planilhas de cronometragens

Unknown disse...

Bom dia vc ainda tem a planilha de cronometragem. Se possível me enviar cesilva222@Gmail.com

Anônimo disse...

Boa tarde, gostaria de um exemplar: Rubens__faco@hotmail.com
Obrigado

Jésica disse...

Bom dia

O seu post foi o que melhor esclareceu minhas dúvidas, parabéns! Poderia me enviar mais material caso tenha? Muito obrigada! jesicastabile@gmail.com

Att.

Jésica

Unknown disse...

Bom dia, gostaria de receber a planilha também.
meu e-mail é jpvieira8@bol.com.br

Parabéns muito bem explicado sua matéria.

att
João

João disse...

Bom dia, parabéns pela matéria.
gostaria de receber as planilhas também.
jp.hargi@gmail.com ou jpvieira8@bol.com.br

att
João Paulo

Anônimo disse...

Boa tarde, gostei muito da matéria e gostaria de receber as planinhas.
giosanygoncalves@hotmail.com
Obrigada.

Giosany disse...

Boa tarde, gostei muito da matéria e gostaria de receber as planinhas.
giosanygoncalves@hotmail.com
Obrigada.

Unknown disse...

Boa tarde, gostei muito da matéria e gostaria de receber as planinhas, para aplicação de um estudo.
marcelo.brito@laminorbrasil.com.br

Obrigado

Jackeline Aparecida correia disse...

Vc poderia me enviar a sua planilha de tempos ???

Anônimo disse...

Gostaria de receber a planilha! Obrigado!
samarahlg@gmail.com

Porque a roupa da China é tão barata?

Porque as roupas são tão baratas na China?      Existem várias teorias sobre como a China consegue produzir roupas tão perfeitas e ao mesmo...